Checklist para alugar um imóvel

Como explicam as imobiliárias, apesar de ser um comprometimento menor de renda familiar do que comprar um imóvel, alugar requer alguns cuidados que ajudarão a não cair numa cilada.

Analisar todos os pontos positivos e negativos do imóvel que você deseja alugar é o principal passo. Ouvir as sugestões de mais imóveis do corretor e mantenha-se dentro da regra de não ultrapassar 30% dos ganhos da família para aluguel e condomínio são fundamentais para a realização de qualquer negócio imobiliário deste tipo.

Além desses aspectos, escolher bem a localização que seja mais adequada às necessidades de sua família garante maior satisfação ao final do processo.

Melhores casas para alugar em Presidente Prudente

Os gastos devem ser calculados com cuidado. Muitas pessoas quando vão pesquisar imóveis para alugar pensam apenas no valor do aluguel. Mas para saber se um imóvel se encaixa no orçamento, deve-se levar em conta o valor do aluguel somado ao valor do condomínio e do IPTU, que são gastos mensais que podem comprometer consideravelmente o orçamento da família.

Escolher o método de fiança que melhor se encaixe na situação da família é também importante. O mais utilizado pelas imobiliárias e locatários hoje em dia é o seguro-fiança. Você precisará contratar uma seguradora, que fará o intermédio e te isentará da necessidade de um fiador. O seguro-fiança pode ser pago à vista ou parcelado. Entre as outras opções estão: o tradicional fiador e o cheque caução, que assegura o locatário caso haja problema com possíveis inadimplências.

Comments are closed.